Prefeitura de São Luís vacina crianças de 3 anos de idade contra influenza neste sábado (17)

A Prefeitura de São Luís vacinará crianças de 3 anos de idade contra a influenza neste sábado (17), na capital maranhense. A ação faz parte da campanha contra a gripe, lançada oficialmente pelo prefeito Eduardo Braide, no último dia 12. Neste sábado, assim como nos demais dias de imunização, 62 locais estarão disponíveis das 8h ao meio-dia.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que organiza os trabalhos, decidiu estabelecer um cronograma e incluir grupos por data. O cronograma de imunização das crianças, que começou no dia 12 com as que registram entre 6 meses e 1 ano de idade, prosseguirá até o dia 24 deste mês com a inclusão dos chamados retardatários, grupo formado por crianças cujos pais ou responsáveis perderam os prazos anteriores.

Em seguida, deverão ser protegidas as gestantes, as puérperas e os trabalhadores da saúde a partir do dia 27 deste mês. Em datas a serem confirmadas, serão imunizados os idosos com 60 anos ou mais, os professores das escolas públicas e privadas, as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, as pessoas com deficiência permanente, além das forças de segurança e salvamento e forças armadas.

Além destes públicos, serão vacinados os caminhoneiros, os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, os membros de povos indígenas, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a inclusão do sábado na rotina vacinal contempla os pais ou responsáveis que não tenham tempo durante os outros dias da semana. “Além disso, dividimos ainda mais a vacinação por público, contemplando uma estratégia que deu certo de separar por públicos, evitando maiores aglomerações”, disse.

Imunização

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com base em recomendação do Ministério da Saúde, não recomenda a aplicação das doses da vacinação contra influenza e contra a Covid para adultos e idosos, de forma simultânea. A orientação, neste momento e para este público, é priorizar a imunização contra a Covid-19.

Ou seja, as pessoas contempladas com a vacinação contra o coronavírus, após as duas doses, devem aguardar por 14 dias após a imunização complementar.

Deixe uma resposta