Márcio Jerry diz que “orçamento secreto” corrompe o processo eleitoral

Em mesa de debates organizada pelas fundações dos partidos que apoiam a pré-candidatura presidencial de Lula, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) avaliou o chamado orçamento secreto em comparação com as experiências de orçamento participativo. “No orçamento participativo o povo  atua, opina, propõe, fiscaliza; no orçamento secreto o povo é roubado descaradamente”, disparou.

A mesa foi coordenada pelo ex-deputado federal Cláudio Puti e contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e do ex-senador e ex-ministro Aloísio Mercadante. No evento, Jerry representou a bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados e foi implacável com o que considera “corrupção sistêmica do orçamento secreto” e apontou que o fato “deteriora o processo eleitoral, portanto afeta a própria democracia, ao corrompê-la!”.

O deputado lamentou que várias fraudes no orçamento secreto envolvam prefeitura e parlamentares de municípios maranhenses.  “Importante uma rigorosa investigação. Já há propostas de fiscalização protocoladas aqui na Câmara, inclusive uma de minha autoria. Toda corrupção é crime. Mas há uma que além de crime significa tragicamente mortes de inocentes. É quando são desviados recursos da saúde. O dinheiro desviado provoca mortes”, informou.

Jerry lamentou que casos com os que aconteceram em Santa  Quitéria, Afonso Cunha, Pedreiras “tenham exposto o nome de nosso estado muito negativamente por conta do escândalos de procedimentos para fraudar recursos públicos da saúde”.

Deixe uma resposta